Solidariedade em Movimento

A solidariedade é um valor que pode ser definido como a tomada de consciência das necessidades dos outros e o desejo de contribuir e colaborar para a sua satisfação; é um valor que deve ser incentivado na família, na escola etc. Está diretamente relacionada com a nossa capacidade de compreender os problemas do outro a partir de uma perspectiva diferente da nossa.

O ser humano enfrenta o desafio de um verdadeiro dilúvio de informação. O desenvolvimento do mundo digital leva-o ao limite. A internet esbate as fronteiras entre as esferas pública e privada. Emergiu um mundo artificial e virtual. A pesquisa genética e a biotecnologia possibilitaram a clonagem de seres vivos. A vida foi reduzida à bioquímica.

O crescente individualismo e a impiedade levam a uma falta de amor. A pressão aumenta no mercado de trabalho. Muitos empregados hoje já não têm opção entre longas horas de trabalho e tempo livre para a família, mas antes entre longas horas de trabalho e o desemprego. O materialismo e o consumismo são dominantes. O dinheiro e o lucro pessoal são as principais motivações.

Nesse cenário, ser solidário na sociedade em que vivemos é, antes de qualquer coisa, um ato de coragem. E, se a solidariedade é de fato um valor, esse valor também deve perpassar a escola.

Por isso, o Ícone Pechincha escolheu o tema da solidariedade para o Projeto Multidisciplinar. Ao longo de 2019, refletiremos sobre a necessidade de olharmos para as necessidades do outro, sejam elas quais forem. Sairmos do nosso egocentrismo e aprendermos a pensar e agir de forma coletiva.

Nosso tema, SOLIDARIEDADE EM MOVIMENTO, nos propõe pensarmos formas de contribuirmos para uma sociedade mais justa, fraterna e solidária. Temas como caridade, preconceito, bullying, atitudes sustentáveis e outros serão discutidos, movimentando e conduzindo nossos alunos, professores e responsáveis e uma grande ação de solidariedade.

Embarque conosco nessa caminhada, nessa grande empreitada.

Ícone Pechincha, lugar de pessoas felizes!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo