Dia da Consciência Negra – Projeto Multidisciplinar Diga Não ao Racismo

Quando, no começo do ano letivo, o Ícone Colégio e Curso deu início ao seu primeiro projeto multidisciplinar, não imaginávamos que colheríamos tantos frutos e que teríamos inúmeras discussões frutuosas como tivemos. Foi um ano intenso, repleto de atividades e celebrações que têm hoje a sua culminância, quando celebramos o Dia da Consciência Negra.

Em 2018, celebramos os 100 anos do nascimento de Nelson Mandela e os 70 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos e lembramos os 50 anos da morte de Martin Luther King. E essas datas não passaram em branco. Nossos alunos, orientados pela nossa brilhante equipe de professores, realizaram ações que celebraram e homenagearam Mandela e Luther King e refletiram sobre os artigos da DUDH.

No mês dedicado às mulheres, nossos alunos refletiram sobre mulheres negras, do passado e do presente, que foram e são importantes na luta contra o racismo.

Em setembro, nosso projeto atingiu o ápice com a palestra do ator e escritor Lázaro Ramos. Os alunos tiveram contato com o livro “Na minha pele” e puderam interagir com o autor em um encontro que, com certeza, ficou marcado na memória de todos nós – alunos, professores, funcionários, coordenadores e direção.

É triste perceber que ainda em nosso país, mesmo passados mais de 120 anos do fim da escravidão, a população negra ainda vive em outro regime de escravidão – ainda mais enraizado em nossa cultura: o preconceito. Direitos são negados e faltam oportunidades, a liberdade e igualdade ainda são sonhos a realizar.

Por isso, a frase de Mahatma Gandhi que norteou o Projeto DIGA NÃO AO RACISMO ainda continua nos guiando: “seja a mudança que queremos ver no mundo”. Um mundo livre do mal do racismo começa com as nossas ações, começa com a nossa saída da zona de conforto, começa em nós. É uma luta de todos. Encerramos o Projeto, mas não encerramos a luta, pois agora nossa esperança reside na colheita dos frutos cujas sementes foram lançadas ao longo desse ano, na esperança que nossos alunos sejam os construtores dessa sociedade onde o racismo seja apenas uma página virada em nossa história.

Vagner Lima
Coordenador

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rolar para o topo